§1001 Quando? Definitivamente "no último dia" (Jo 6,39-40.44-54); "no fim do mundo". Com efeito, a ressurreição dos mortos está intimamente associada à Parusia de Cristo:
Quando o Senhor, ao sinal dado, à voz do arcanjo e ao som da trombeta divina, descer do céu, então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro (1Ts 4,16).
Eucaristia
é Parusia
A
Eucaristia consiste em duas realidades: a terrena e a celeste.
A Eucaristia é parusia (ou parúsia) –
presença real de Cristo sob as espécies eucarísticas – presença sacramental. Na
Eucaristia já acontece a vinda de Jesus, porém, não na Sua segunda e definitiva
vinda. Assim parusia significa vinda, chegada ou advento.
Antigamente usava-se o termo
“parusia” para se descrever a visita de um rei ou imperador. Por isso, a
Eucaristia é a vinda do nosso Rei para entrar na vida dos Seus servos. Cristo
nos visita na Eucaristia. Foi o melhor e mais simples meio de todos terem
acesso a Deus. A parusia é a presença no Senhor Glorioso, Real e Verdadeiro.
Sabemos que haverá a parusia no final
dos tempos, mas também sabemos que ela acontece em cada Santa Missa celebrada.
Foi o próprio Jesus que estabeleceu a Eucaristia como um acontecimento
escatológico – parusia – a vinda do Rei e do seu Reino, sendo que isso acontece
em cada Celebração Eucarística.
“A Parusia é o mais alto grau de
intensificação e de satisfação da liturgia. E a liturgia é parusia. Cada
Eucaristia é Parusia, vinda do Senhor; e, ainda, a Eucaristia é, inclusive, o
mais verdadeiro desejo ardente de que Ele, por fim, revelaria a Sua Glória
escondida” (Cardeal Joseph Ratzinger – Bento XVI).
A Igreja, que é o Reino, o Reino onde
o Rei reina na Eucaristia. Ela clama todos os dias: Vinde, Senhor Jesus – pois
estamos comprometidos com a liturgia da vinda de Jesus, com Sua presença real,
a Sua parusia.
“O Reino de Deus vem desde a Santa
Ceia e na Eucaristia, Ele está no meio de nós. O Reino virá na glória quando
Cristo restituir a seu Pai. A Igreja sabe que, desde agora, o Senhor vem em sua
Eucaristia, e que ali Ele está, no meio de nós. Contudo, esta presença é
velada” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2816 e 1404).
A Eucaristia consiste em duas
realidades: a terrena e a celeste. Por isso, enquanto esperamos a vinda
gloriosa de Jesus no fim dos tempos, vamos recebê-Lo com ardor a vinda d’Ele em
cada Eucaristia para nos preparar para Sua vinda definitiva.
Pe. Reinaldo
FONTES:
http:// blog.cancaonova.com/padrereinaldo
Retirado dos sites acima dia 31/08/2012.
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