" Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei."

sábado, 29 de setembro de 2012

AFINAL: O QUE SÃO SACRAMENTOS E PARA QUE SERVEM ?


Segundo o Catecismo da igreja Católica:

S.6 SACRAMENTOS

S.6.1 Definição significação e fins dos sacramentos

§774 A palavra grega "mysterion" foi traduzida para o latim por dois termos: "mysterium" e "sacramentum". Na interpretação ulterior, o termo "sacramentum" exprime mais o sinal visível da realidade escondida da salvação, indicada pelo termo "mysterium". Neste sentido, Cristo mesmo é o mistério da salvação: "Non est enim aliud Dei mysterium, Christus - Pois não existe outro mistério de Deus a não ser Cristo". A obra salvífica de sua humanidade santa e santificante é o sacramento da salvação que se manifesta e age nos sacramentos da Igreja (que as Igrejas do Oriente denominam também "os santos mistérios"). Os sete sacramentos são os sinais e os instrumentos pelos quais o Espírito Santo difunde a graça de Cristo, que é a Cabeça, na Igreja, que é seu Corpo. A Igreja contém, portanto, e comunica a graça invisível que ela significa. É neste sentido analógico que ela é chamada de "sacramento".

O conhecimento humano começa pelos sentidos e, para chegar a conhecer as coisas que os ultrapassam, temos de utilizar imagens, símbolos ou comparações, que desvelam um pouco o desconhecido. Deus procedeu conosco do mesmo modo, instituindo os sinais sensíveis que chamamos de sacramentos, para expressar as realidades sobrenaturais da graça. Mas a onipotência divina faz mais do que nós podemos fazer. Deus concedeu a estes sinais sensíveis SIGNIFICAR e PRODUZIR a graça. Para entender melhor o efeito dos sacramentos podemos compará-los com a vida natural, vendo que na ordem da graça:
  • Nascemos para a vida sobrenatural pelo Batismo,
  • Nos fortalecemos pela Confirmação,
  • Mantemos a vida com o alimento da Eucaristia,
  • Se perdemos a vida da graça pelo pecado, a recuperamos pela Penitência,
  • E com a Unção dos Enfermos nos preparamos para a viagem que acabará no céu.
    Para socorrer as necessidades da Igreja como sociedade, temos o sacramento da:
  • Ordem sacerdotal, que institui os ministros da Igreja,
  • Matrimônio, que com os filhos perpetua a sociedade humana e faz crescer a Igreja quando estes são regenerados pelo batismo.
Fontes:

Retirado dos sites acima dia 29/09/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário