" Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei."

terça-feira, 31 de julho de 2012


O QUE SÃO DOGMAS?

Dogma é uma crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerada um ponto fundamental e indiscutível de uma crença. O termo deriva do grego δόγμα, que significa "aquilo que aparenta; opinião ou crença"[1], por sua vez derivada do verbo δοκέω (dokeo) que significa "pensar, supor, imaginar".[2]

Dogma na religião
Dogmas são encontrados em muitas religiões como o cristianismoislamismo e o judaísmo, onde são considerados princípios fundamentais que devem ser respeitados por todos os seguidores dessa religião. Como um elemento fundamental da religião, o termo "dogma" é atribuído a princípios teológicos que são considerados básicos, de modo que sua disputa ou proposta de revisão por uma pessoa não é aceita nessa religião. Dogma se distingue da opinião teológica pessoal. Dogmas podem ser clarificados e elaborados, desde que não contradigam outros dogmas (por exemplo, Gálatas 1:8-9). A rejeição do dogma é considerado heresia ou blasfêmia em determinadas religiões, e pode levar à expulsão do grupo religioso.
Para a maioria do cristianismo oriental, os dogmas estão contidos no Credo Niceno-Constantinopolitano e nos cânones dos dois, três ou sete primeiros concílios ecumênicos (dependendo se o grupo serianestorianosnão-calcedonianos ou ortodoxos). Estes princípios são resumidos por São João de Damasco em sua Exposição Exata da Fé Ortodoxa, que é o terceiro livro de sua obra principal, intitulada A fonte do Conhecimento. Neste livro, ele assume uma dupla abordagem para explicar cada artigo da fé ortodoxa para os cristãos, onde ele utiliza citações da Bíblia e, ocasionalmente, de obras de outrosPadres da Igreja, e outro, dirigido a não-cristãos (mas que, no entanto, tem algum tipo de crença religiosa) e, ateus, para quem emprega a lógica aristotélica e a dialéticaad absurdum especialmente oreductio.
Os católicos também têm como dogma as decisões dos vinte e um concílios ecumênicos e dois decretos promulgados por papas que exerçam a infalibilidade papal (a Imaculada Conceição e a Assunção de Maria). Protestantes afirmam em graus diferentes partes destes dogmas, e muitas vezes dependem de uma confissão de fé para resumir os seus dogmas.

No Islã, os princípios dogmáticos estão contidos no Aqidah. Dentro de muitas denominações cristãs, o dogma é referido como simplesmente "doutrina".

Referências

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Guia de Blogs Católicos: Adicione seu blog no Guia de Blogs Católicos!

Guia de Blogs Católicos: Adicione seu blog no Guia de Blogs Católicos!

QUEM FOI SÃO PEDRO CRISÓLOGO ?

IMAGEM DE SÃO PEDRO CRISÓLOGO
nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380 e "aproveitou" sua vida, gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja (isto se deu em 1729, pelo Papa Bento XIII). São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado principalmente pelo dom da pregação - Crisólogo significa'O homem da palavra de ouro' (este cognome lhe foi dado a partir do séc IX).

Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele bispo. Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.

São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza divina e humana como o próprio nos revelou. Um homem que tinha o pecado no coração, porém, Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir pela Palavra o tesouro da graça, isto até entrar na Glória Celeste em 450.

REFERENCIAS:
RETIRADO DO SITE ACIMA DIA 30/07/2012.

segunda-feira, 23 de julho de 2012


QUEM FOI JONAS?

Jonas (do hebraico יוֹנָה [Yonah]; em latim Ionas) foi um profeta israelita da Tribo de Zebulão, filho de Amitai, natural Gete-Héfer. Profetizou durante o reinado deJeroboão II, Rei de Israel Setentrional. (II Reis 14:25; Jonas 1:1) Crê-se que tenha sido o escritor do livro bíblico do Antigo Testamento que leva o seu nome.
Jonas é comissionado pelo Deus de Israel para ir a Nínive, capital da Assíria. A sua missão era admoestar os assírios que devido a sua crueldade e ao muito derramamento de sangue, iriam sofrer a ira Divina caso não se arrependessem dentro de quarenta dias. Os assírios eram famosos, por exemplo, por decapitar os povos vencidos, fazendo pirâmides com seus crânios. Crucificavam ou empalavam os prisioneiros, arrancavam seus olhos e os esfolavam vivos. Temendo pela sua vida, Jonas foge rumo a Társis, no SE da Península Ibérica (na moderna região da Andaluzia). Situa-se a aproximadamente 3.500 km do porto de Jope (a moderna Tel Aviv-Yafo).
Segundo o relato bíblico, durante a viagem acontece um violenta tempestade. Esta só acaba quando Jonas é lançado ao mar. Ele é engolido por um "grande peixe [em grego këtos]" (Jonas 1:17) e no seu estômago, passa três dias e três noites. Sentindo como se estivesse sepultado, nesta situação arrependido reconsidera a sua decisão. Tendo se arrependido, é vomitado pelo "grande peixe" numa praia e segue rumo para Nínive.


Pintura do profeta Jonas na Capela Sistina, Vaticano, por Miguel Ângelo
Segundo o Livro de Jonas, os habitantes de Nínive (e povoados dependentes) mais dados à superstição e ao temor das divindades, teriam mostrado-se arrependidos de sua conduta sanguinária fazendo jejum e vestidos de sacos sarapilheira. Jonas se mostra desgostoso pela não destruição de Nínive e acaba por ser repreendido por isso. Cerca de cem anos depois, Naum, profeta israelita do Antigo Testamento, avisa que Nínive será destruída.
Narrativa do "grande peixe"
Para alguns exegetas bíblicos, este relato tem apenas um valor de caráter didático, não devendo ser interpretado como um acontecimento literal. A expressão "um grande peixe" do relato de Jonas não permite fazer uma identificação com qualquer tipo de ser marinho. Para os que acreditam no relato literal do "grande peixe", procuram identificar que espécie de ser marinho seria. Para uns terá sido um Cachalote, para outros, seria um Grande Tubarão-branco. Recentemente, foi sugerido um outro candidato - o Tubarão-baleia.[1] Há uma referência Bíblica em que diz que Jonas Esteve no ventre de uma baleia: "Assim como Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites,..." (Mateus 12:40). OLivro de Jonas, porém, não fala do ventre. Naturalmente uma pessoa engolida, ficando no ventre, então no estômago, seria digerida. Além disso não receberia oxigênio. Resta a hipótese que o profeta foi transportado na boca. O cachalote poderia ter conseguido tal façanha. Normalmente ele transporta os bebês doentes dele na boca, que é espaçosa como um pequeno quarto, e leva-os à tona para respirar. Nesta época cachalotes povoavam o mar mediterrâneo, o lugar desta narrativa. Resgates de seres humanos por cachalotes são, porém, pouco documentados. Conhecido é somente o caso de um marinheiro naufragado inglês, que foi salvo por um cachalote perto das ilhas Malvinas durante a Primeira Guerra Mundial, na maneira igual à aplicada a Jonas segundo a Bíblia.[

Referências
1.     "Monstros gentis das Profundezas" - Tubarões-baleia, National Geographic, Dezembro de 1992, Vol. 182, pág. 120-139
2.     Vitus B. Dröscher: "...und der Wal schleuderte Jona an Land", Editora Rasch und Röhring, Hamburgo-Zurique. Veja também sobre isso um sermão do pastor Laercio Mazaro
3.        RETIRADO DO SITE WILKIPEDIA DIA 23/06/2012.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Fé a força que nos move



Afinal oque é a fé?

Todos nós filhos de Deus nascemos dotados de uma força sub-humana, algo tão forte que o próprio Jesus cita varias vezes na bíblia como sendo o caminho para a nossa salvação, a fé.
Mas oque seria esta tal fé? Que força é esta que leva o próprio filho de Deus a dizer “A TUA FÉ TE SALVOU”.
Cristo no ápice da sua peregrinação é tentado por satanás no Deserto, o iniquo oferta a Jesus tudo oque ha no mundo em troca de sua devoção, Jesus prontamente recusa-se e o alerta de que o único digno de toda adoração é Deus Pai. (mat.4 - 1.11) Analisando profundamente imagine, Jesus naquela circunstância era um homem assim como nós, cheio de incertezas, revestido de dores, medos e aflições, e ainda com um agravante o tempo todo ele sabia oque lhe esperava, sim, imagine você vivendo já com a certeza de que sua morte será na cruz, diga-se de passagem, morte que na época era dedicada a pior espécie de pessoas, ladrões, assassinos, em tese os piores da sociedade. Mas sim meus queridos mesmo sabendo de tudo isso Jesus nos mostra o poder da fé e diz ao inimigo um não essencial para a nossa salvação.
Fé acima de tudo não é simplesmente acreditar no impossível, fé é sim confiar em Deus e acreditar piamente em todas as suas promessas, vivendo intensamente o evangelho.
O mais belo exemplo de fé que encontramos na bíblia é o de Jó, homem rico e saudável, vivia na paz e em plena harmonia, em certo momento de sua vida Deus permite que sua fé seja provada, e vejam tudo lhe foi tirado menos à vida. Mas Jó apesar de tudo mantem-se firme no cumprimento dos mandamentos, não por nenhum outro motivo se não a fé.
Quantos de nós a qualquer provação já nos revoltamos contra Deus e contra todos como se o mundo tivesse a obrigação de girar ao nosso redor, quanta presunção não é mesmo?
Por fim gostaria de deixar uma preciosa dica, sabe oque Jó e Jesus tem em comum, uma fé inabalável, mas a fé é sim meus queridos um exercício diário que deve ser repetido com a convicção de alcançar a salvação para nós e para o mundo inteiro. Portanto meus irmãos em cristo orem, orem por vocês, orem por suas famílias, filhos, e acima de tudo por aqueles que ainda não encontraram Jesus, orem pelo mundo. Paz e bem e tenho dito.